Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exponencial

Aprendi o significado dessa operação matemática no ensino médio, nem me lembro o ano, mas o que significa sim. Não sei explicar exatamente o que é, mas sempre arrumo um jeito de explicar as coisas de uma forma que todos entendam para que possamos chegar a idéia principal.
“Vivemos em uma era exponencial”. O que isso significa? Resumidamente, vivemos em uma era em que tudo tem um desenvolvimento exponencial, rápido! MUITO RÁPIDO!

Ainda não entenderam? Para isso recomendo a leitura de um livro que adquiri na faculdade, de Thomas Friedman – “O Mundo é Plano!”.

Isso aí pessoal, vivemos em um mundo plano! Pareço doido afirmando o mesmo que Friedman concluiu? Ok, se acham, ciosa bem provável, vamos ligar o título do post com o tema do Livro.

Imagine em 1980. Não tem tanto tempo assim, pelo menos seus pais já viviam nessa época, como uma pessoa em Vitória-ES, se comunicava com alguém em Venda Nova-ES??? Provavelmente por cartas, certo? E em 1995? Telefone? E 2000? E-mail para os mais moderninhos? E nos dias de hoje? 30 anos depois da primeira análise? Para os mais atualizados, sabe-se que, além de todas as tecnologias de envio de informação, cartas, telefone, e-mail, temos um tal de VoIP. Se alguém falar isso para o avô ele pode te perguntar, “Vô de quem???”.

Para quem fez essa pergunta (e não precisa se o vovô pra perguntar isso não, talvez o vovô esteja mais atualizado do que muita gente por aí) , eu explico: VoIP-> Voz sobre IP, ou seja, Voz pela internet!
Ta bom, aí o espertinho vira e fala: o telefone também é voz!

Ok, mas o telefone te permite fazer ligação para QUALQUER lugar do mundo de graça? Te permite ver a pessoa através de uma câmera? Permite conversar ao mesmo tempo, com voz e vídeo com inúmeras pessoas? Sei que a resposta será não.

Como utilizar esse tal de VoIP, eu coloco aqui no blog um outro dia, mas hoje, o que eu quis dizer com esse monte de texto, é que a cada dia, aparece alguma tecnologia nova, que diminui distancias!

Lógico, não são distancias físicas, mas se você pode negociar com seu fornecedor de São Paulo, estando no Espírito Santo, conversando e vendo o rosto dele, você se sente na mesma sala que ele, e a negociação prossegue sem ter que gastar dinheiro com passagem aérea, hotel, táxi, almoço.... mas com a mesma eficiência se tivesse feito todo esse procedimento.
Agora, imagine se esse fornecedor tivesse a sede em Hong-Kong, ou em Cingapura. O gasto com a viagem teria um valor considerável. Utilizando tecnologia, trafegamos informação para qualquer parte do mundo, em tempo real e com custo quase zero! E dizer que vivemos em uma era exponencial, significa que é cada vez mais rápido o surgimento de novas tecnologias para agilizar, simplificar e inovar essa comunicação.

Um comentário:

Valdinei Guimarães disse...

Estou com você. As coisas estão evoluindo cada vez mais rapidamente. Uma tecnologia vai puxando a outra e criando novas. Bacana sua abordagem sobre isso. Vlw!!

TV - Nóis ao vivo!!! Programação de transmissão e eventos nos posts!!!